quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Verruga Plantar - Você sabe o que é?

É popularmente conhecida como "Olho de Peixe". É causada pelo vírus do papiloma humano HPV e deve ser tratada com um podólogo, pois frequentemente provoca dores e incomodo ao caminhar.

A verruga plantar se apresenta como um espessamento e elevação da pele, com a região ao redor amarelada e um ou mais pontos negros no centro. Por situarem-se em área de descarga do peso corporal, as verrugas plantares tornam-se extremamente dolorosas e muitas vezes incapacitantes.

A disseminação desta patologia da-se pela inoculação do virus, através do contato ou a escarificação, no mesmo individuo ou em diferentes individuos. Em média o tempo de incubação é de 4 meses, não se é conhecida a verdadeita taxa de inoculação natural da doença.  É entre os adolescentes e adultos jovens que se da a maior taxa de infecção, principalmente nos grupos que exercem atividades comunitárias, como piscinas públicas, escolas e quartéis.

Existem diversas maneiras de se tratar as verrugas plantares, desde as mais simples  às mais cientificas.

A forma de tratamento para estas podopatias fica a critério de cada profissional, pois podem ser tratadas através do uso de palmilhas dotadas de zona de descarga para as áreas dolorosas, combinando com o uso de óleo essencial de Tuía, ou com medidas físicas e quimicas para a retirada do centro da lesão.

O importante é lembrar que o tratamento deve ser levado a sério e pelo tempo necessário, ou seja visitas ao podólogo uma ou duas vezes por semana pelo período de um mês. De maneira geral em um mês a maioria dos portadores (70%) já não apresentarão infecção local.

Durante o tratamento é aconselhavel manter-se afastados os pacientes das atividades em locais que possam favorecer a inoculação viral de outras pessoas.

O aparecimento de textura normal da pele e a redução da hiperqueratose circundante da lesão é o critério utilizado para a alta do paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.