quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A popular unha encravada

Onicocriptose é o nome correto para a podopatia conhecida como unha encravada. Causas principais são:

PRESSÃO exercida por MEIAS pequenas ou grossas que pressionam a pele das bordas da unha, CALÇADOS justos, estreitos ou de bico fino. Eles não só exercem pressão como também pressionam a placa ungueal. As UNHAS GROSSAS, causam pressão sobre a pele e ao mesmo tempo a pele pressiona a lâmina ungueal (unha).
Por fim, uma unha de forma CONVEXA muito exagerada também  exercerá pressão nas bordas ungueais.

TRAUMATISMO causado por tropeções, quedas de objetos sobre a unha e o mais comum o corte incorreto das unhas, feito com tesouras ou alicates, que causam lesões.
Pressão ou Traumatismo na pele ou ambas ao mesmo tempo, provocam um adelgamento da pele do sulco ungueal e consequentemente a ruptura da mesma, facilitando a penetração de bactérias, com a contaminação por essas bactérias surge a inflamação e posteriormente a infecção com secreção.

Uma das formas de resolver o problema da unha encravada, na podologia é remover a parte encravada, chamamos de especulaectomia, retira-se no máximo 5% da lâmina comprometida, efetua-se o curativo com a aplicação de soro fisiológico, propolis a 12% e a oclusão do local.

Imersão dos pés em banhos emolientes e uso de antibióticos ou antiinflamatórios são inuteis se não se remover a espicula que está causando a infecção e a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.