quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Fragilidade dos ossos

 
Osteoporose uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa caracterizada por uma fragilidade nos osso.
Dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino, 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença, 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura.
E 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente no Brasil. 200.000 pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência destas fraturas.
O QUE É OSTEOPOROSE
Apesar de sua aparência rígida e resistente, o osso é um tecido vivo e que está em constante processo de formação e reabsorção. Este processo é chamado de remodelação óssea.
A remodelação óssea é diferente em cada fase da vida. No início da vida, a formação óssea é superior a reabsorção, e há aumento no tamanho e na resistência do osso. O inverso ocorre no envelhecimento, onde conforme passam os anos, a reabsorção óssea supera a formação, e podem surgir diversos problemas ósseos.
A mais comum é a osteoporose. É uma doença na qual o osso perde sua rigidez normal, tornando-se menos resistente a traumas. Portanto existe um maior risco de fraturas, mesmo após traumas leves.
O osso sofre a influência dos hormônios femininos – estrógenos, da calcitonina produzida pela tireóide, e do hormônio da paratireóide (glândula situada próxima a tireóide), chamado paratohormônio.
O cálcio é o mineral mais abundante no osso e, portanto indispensável para o seu adequado desenvolvimento. Os alimentos com maior quantidade de cálcio são o leite e seus derivados (queijo, iogurtes, coalhadas, etc). Os vegetais de folhas verdes como brócolis, couve-flor, espinafre e escarola também contem cálcio, porém em pequenas quantidades.
A vitamina D que é formada na pele pela ação dos raios solares ou obtida na alimentação, é a responsável pela absorção do cálcio que ocorre no intestino.
Os estógenos deixam de ser produzidos pelos ovários nas mulheres que estão na menopausa, por esta razão, há uma tendência aumentada de perda óssea e maior risco de osteoporose na população feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.