quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pés ressecados - quais as causas?

As glândulas sebácias, que são responsáveis pela produção de gordura, e sudoríparas, que eliminam o suor, tem o seu funcionamento determinado geneticamente. Geralmente as peles claras e sensíveis fabricam uma quantidade menor, insuficiente de sebo e por isso costumam ser secas.
Diariamente as glândulas sebáceas da pele produzem cerca de 2 gramas de gordura e as glândulas sudoríparas produzem em média 250 a 500 centimetros cúbicos de água (o suor). A mistura destas substâncias formam o manto hidrolípidico, na superfície cutânea, que funciona como uma barreira protetora muito importante contrea as agrssões externas, como: sol, vento, calor, poluição.
Os ambientes  com ar condicionado, por exemplo, fazem a pele perder mais água do que o normal. Sol em excesso, vento e as mudanças bruscas de temperatura causam tambem a perda de água. Um grande vilão, os banhos quentes e frequentes eliminam os óleos superficiais, tornando a pele ressecada.
O manto hidrolipídico acaba sendo removido da pele, com o uso frequente de produtos químicos. Andar descalço por muito tempo, na areia , lajotas quentes das piscinas engrossa a pele e pode causar as rachaduras (fissuras) nos pés.
As regiões  dos pés são mais propenças ao ressecamento porque possuem menor número de glândulas sebáceas consequentemente menos lubrificadas. A pele torna-se ressecada, áspera, sem brilho e com pouca elasticidade dando uma sensação de repuxamento.
Mais espessa e resistente  do que  a de outras áreas do corpo a pele dos pés adquire com mais facilidade as calosidades o calcanhar sofre mais, pois é ele que recebe todo o impacto do corpo.
Por isso é muito importante ter em mente que é preciso cuidar muito bem e com frequencia da hidratação dos pés, da mesma forma que se cuida do resto do corpo. Manter o hábito de beber muita água, usar cremes especificos de hidratação para os pés, visitar periódicamente um profissional da podologia, para cuidados gerais e preventivos trará benefícios não somente para os pés, mas para o corpo todo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.