quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cuidados com os pés de mulheres grávidas

Quando  uma pessoa engorda muito, naturalmente os pés sofrem um mudança biomêcanica para poder manter o equilíbrio, a movimentação e o deslocamento do corpo. bem como para evitar o comprometimento das funções dos sistemas vascular, circulatório e da musculatura.
O problema é ainda mais sutil no caso da mulher grávida pois costumam ganhar peso rapidamente,  e continuam se esforçando para desempenhar suas atividades normais
O sistema linfático fica comprometido, pois há grande retenção de líquido (água), que demora mais para ser reabsorvida pelo sistema circulátorio por consequencia os pés ficam inchados e doloridos, e é constante a sensação de incômodo.
O uso de meias de descanso de média compresão é indicado nesta fase, para ajudar a pressão interna e manter a temperatura equilibrada. Cremes ou loções hidratantes à base de uréia, aplicados com massagens desde os pés até os joelhos, trazem grande alívio, pois promovem o descongestionamento da rede vascular e repoem a perda de água da pele.
Durante o período de gravidez, a gestante pode ter diminuidas as suas defesas imunológicas o que provavelmente fará aparecer micoses e onicomicoses. Como nesta fase é probido o uso de medicametos micóticos sistêmicos ou tópicos os cuidados devem ficar restritos à higienização e à prevenção mecânica.
É recomendado à gestante que, tantas vezes quanto for possível, durante o dia, manter os pés elevados, apoiados numa mesinha, num banquinho ou numa poltrona, para alivia-los e descongestioná-los.

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.