quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fascite Plantar

- o que é - causas  e tratamentos


Causa

Fascite plantar normalmente resulta em dor no calcanhar, esporão calcâneo, e / ou dor no arco. O estiramento da fáscia plantar, que conduz a inflamação e desconforto.
Alguns fatores que podem agravar essa situação são os movimentos repetitivos na qual o pé está apoiado no chão, como a corrida e caminhada, que levam a microlesões na fascia plantar.

• Pronação (pés chatos) resultando na queda do arco devido a sobrecarga de peso.



• Um pé com um arco elevado (pé cavo).

• Um aumento repentino na atividade física.

• Excesso de peso sobre o pé, geralmente atribuídos à obesidade ou gravidez.

• calçado impróprio.

Pronação ou pé chato é em geral a causa mais comum para fascite plantar. Com fascite plantar, a parte inferior do pé dói onde o calcanhar e o arco se encontram. A dor é aguda e aparece na parte da manhã ou após um longo descanso, quando a fáscia plantar se contrai novamente ao seu formato original. À medida que o dia avança e a fáscia plantar volta a ser estirada, a dor geralmente desaparece.

TRATAMENTO:
O tratamento na grande maioria dos casos é conservador.
O ideal é procurar um médico e um fisioterapeuta para avaliação e identificar os fatores que provocam a lesão. Assim os resultados serão positivos, realizar intervenções paliativas não garantem  bons resultados. É preciso tratar a causa do problema.


Fascite plantar : inflamação causada por um estiramento excessivo da fáscia plantar. A fáscia plantar é uma faixa ampla de tecido fibroso localizado ao longo da superfície inferior do pé, do calcanhar até o ante pé.
A palavra fascite assume uma condição inflamatória da fascia, porém, pesquisas recentes sugerem que a fascite plantar não apresenta uma manifestação inflamatória e sim um processo degenerativo.

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.