sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Uma questão de hábito

Tudo em nossa vida é uma questão de força de vontade e atenção. Se criarmos o hábito de nos observar diáriamente podemos notar mudanças que ocorrem em nosso corpo frequentemente. As nossas unhas nos dizem muito quando patologias sistemicas podem estar se desenvolvendo, como por exemplo:

UMA ANEMIA - pode apresentar unhas quebradiças, secas, opacas, sulcos transversais (vários).

PROBLEMAS CARDÍACOS- Unhas curvadas para baixo, alargado, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
RENAIS -  Engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unhas metade marrom, metade clara.
NO FÍGADO  - cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal à parte distal, unha pálida amarelada, arredondamento e aumento da unha. (ocorre na Cirrose).

O DIABETES - Unhas avermelhadas e com vasos na pele, engrossamento das unhas, micose mais freqüente o engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
A LEUCEMIA -  Unhas quebradiça, engrossamento, (que chamamos de hiperqueratose) ou perda total da unha.

A atuação do podólogo diante desses quadros é a de alertar e orientar o cliente quanto a necessidade de procurar um especialista, pois o mesmo está apto a reconhecer estes sinais, e tambem a de cuidar da manutenção destas lâminas (unhas). Caminhando juntos médicos/podólogos para a promoção da saúde.



Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.