terça-feira, 28 de junho de 2011

Lesões Esportivas

Torção no tornozelo - Torções resultam em dor e inchaço causado pela ruptura ou estiramento dos ligamentos ao redor do tornozelo, geralmente no exterior da articulação. À medida que as rupturas saram, formam-se tecido cicatrizado, o qual encrava-se no tecido normal e causa inflamação e dor contínua. Sem o tratamento apropriado, a dor no tornozelo pode persistir por meses, até anos.

Achilles tendinitis - O tendão de Aquiles (tendão calcâneo) corre pela parte posterior da perna e conecta-se à panturrilha. Ele pode ficar inflamado devido ao uso excessivo e à falta de flexibilidade. Corredores jovens tendem a distender o tendão de Aquiles um pouco acima do calcanhar, mas à medida que o corredor fica mais velho, a tendinite costuma ocorrer mais para cima, onde o tendão se conecta à panturrilha. Um tendão de Aquiles inflamado fica sensível e rígido.
    
Pé de atleta - Essa infecção por fungos aparece abaixo no arco do pé ou entre os dedos, onde a umidade é maior. São produzidas lesões vermelhas que coçam. Por sorte, os fungos vivem nas camadas exteriores da pele e não invadem o seu organismo. Entretanto, coçar constantemente pode romper a pele e resultar numa infecção que poderá invadir seu organismo.

Unha preta é causada por um bolha de sangue abaixo da unha.   O acúmulo de  sangue abaixo da unha a descolore e pode causar pressão e dor, porém, de modo geral, não dói. Na maioria dos casos a unha acaba caindo.

Neuromas - Dor na parte frontal do pé entre o terceiro e quarto dedos, com perda de sensibilidade ou formigamento extendendo-se por esses dedos, quase sempre indica um neuroma. Um neuroma dói mais quando você está calçado e melhora quando tira o tênis e massageia seus pés. Neuromas ficam gradualmente mais doloridos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Psoríase - O que é

Psoríase Ungueal

A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Atigindo igualmente homens e mulheres entre a faixa etária de 20 a 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. De causa desconhecida, mas frequentemente fenômenos emocionais são relacionados com seu surgimento ou até mesmo agravando a doença já existente. Provavelmente atuando como fator desencadeante de uma predisposição genética para a doença.
Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.
Pode apresentar-se de várias maneiras, desde formas mínimas, com poucas lesões até a psoríase eritrodérmica, onde a pele fica totalmente comprometida.
As lesões de psoríase são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido discreto.
A forma mais comum desta doença é a psoríase ungueal, com lesões apenas nas unhas, do tipo onicomicose,eczema, alopecia areata.
O tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas, nos casos mais brandos, até tratamentos mais complexos para casos mais graves.

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.