sexta-feira, 4 de março de 2011

Calos - Por que eles aparecem?

O nosso corpo na tentativa de proteger os locais constantemente pressionados ou friccionados, começa uma produção extra de pele, do endurecimento desta pele surgem os calos e as calosidades.

Os calos se desenvolvem nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, geralmente possuem núcleo central, onde há maior quantidade de células.

A calosidade é o resultado da produção exagerada de pele em região que sofre atrito ou pressão constante, mais comum nas plantas dos pés, diferente do calo porque não possui núcleo central, desaparece espontaneamente quando cessa a pressão ou o atrito que o causou.

Muitos podem ser os fatores que propiciam a formação de calos por ex. aumento de peso, ação dos calçados, hábito de caminhar intenso, e à medida que se envelhece, os pés aumentam em sua medida e muitas vezes continua-se a usar o mesmo numero de calçado. Irregularidades ósseas congenitas ou adquiridas tambem causam aumento de pressão, acelerando a formação de queratoses (calosidades) que recobrem a região  afetada. 

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.