sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Micoses - os fungos são os responsáveis.

Toda infecção causada por fungo é chamada de micose. As micoses são no geral infecções de longa duração, tornando-se cronicas, isto porque os fungos se desenvolvem muito lentamente. Podemos classificá-las em cinco grupos:
Micoses sistemicas- infecção fungica profunda, no interior do corpo e pode afetar vários orgãos e tecidos.
Micoses subcutâneas - localizam-se embaixo da pele, aparecem em partes do corpo que possuem maior tendência a traumas, como: pés, pernas, mãos e braços.
Micoses cutâneas- infecção causada por fungos que atacam apenas a epiderme, pêlos e unhas. São transmitidas entre as pessoas, por contato direto, pelo cabelo infectado e celulas da epiderme.
Micoses superficiais- Os fungos se localizam em celulas epidérmicas (nas camadas mais externas da camada córnea).
Micoses oportunistas- Causada por fungos considerados não patogênicos, geralmente inofensivos em seu habitat natural.
Podem tornar-se patogenicos em um hospedeiro que se encontre debilitado ou traumatizado, imunossuprimido por drogas ou por deficiencia do sistema imunológico.

Por isto é muito importante ficar atento às alterações e mudanças que possam ocorrer na pele nas unhas ou nos cabelos. Havendo algo diferente procurar ajuda dos profissionais específicos é a melhor forma de prevenir e combater estas infecções.

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.