terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ALGUNS CONSELHOS

Nossos pés tendem a inchar a medida que o dia avança, chegando a aumentar até o equivalente a meio número, sobretudo em tempo quente. 
Ao escolher um novo par de calçados, principalmente tênis, procure experimentá-lo usando o mesmo tipo de meia que vai usar no seu dia-a-dia. A grossura da meia ou a ausência dela faz uma grande diferença na hora de provar um calçado.
São poucas as pessoas que têm os dois pés exatamente iguais em comprimento e largura. Diz-se que o ideal é que o pé seja "abraçado" firme e suavemente pelo calçado na zona da articulação. Se o calçado for muito largo nesta zona, o pé automaticamente escorregará para frente e se formará uma folga no calcanhar, levando a pensar que o mesmo está muito grande no comprimento, e partindo para um número menor, um erro cometido por muitos.
Não se deve usar o mesmo par de calçados dia após dia, sem descanso. É preciso dar ao calçado tempo para respirar, ou seja, permitir que a transpiração acumulada durante o uso possa ser liberada para o exterior, mantendo o calçado seco e confortável. O ideal é alternar seu uso, dando a cada par pelo menos 24 horas de descanso.
A higienização dos calçados tambem é muito importante, para que se possa prevenir o aparecimento de fungos causadores de micoses, o ideal é uma vez por semana borrifar os calçados com um spray antisséptico e depois deixa-los expostos ao ar livre, só ai então guardá-los em local adequado.

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.