quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Um pouco da história da Podologia

Indícios que antecedem a pré historia nos fazem crer que possivelmente a podologia surgio a cerca de 5 milhões de anos, quando o homem ficou em posição ereta. Quando o homem começou a caminhar uma série de modificações em cadeia foi iniciada em todo o corpo para uma adaptação anatômica. Com o passar dos tempos, acidentes geográficos de terrenos, desnivelamentos começaram a afetar as extremidades inferiores, provocando malformações e infecções. Havendo então a necessidade de recorrer a práticas rudimentares para manter o equílibrio e facilitar a locomoção em condições mais seguras.

Podemos afirmar que é uma profissão das mais antigas, e que recebeu no decorrer da história diversos nomes. Na época da persiguição ao Cristianismo, Cayus era soldado de Nero e calista oficial de sua esposa, Popea. No Egito há uma pirâmide que reproduz um calista tratando de um paciente. Na Roma antiga, os soldados ao voltarem das batalhas, entregavam seus pés aos quitacallos.

Na França, durante o reinado de Luís XIV e Luís VX, que lançou o calçado com salto, a pedicuria começou em carater de profissão e os profissionais se chamavam quirópodos.
Os profissionais desta área já foram; Andarilhos calistas, raspadores curadores, operadores de calos, calistas, enfermeiras pedicuras. Nos dias de hoje somos Podológos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cuide bem de seus pés

Nem sempre temos o tempo necessário, mas podemos aprender a cuidar melhor de nossos pés, com cuidados simples e diários podemos prevenir o aparecimento de problemas maiores. O mais importante é lembrar que são os nossos pés que suportam o nosso peso e que possuem várias terminações nervosas. Dispensar um pouco mais de atenção a eles vai lhe garantir um caminhar confortável e sem dor.

Seque sempre muito bem os pés e entre os dedos, após o banho para evitar o aparecimento de macerações.
Evite o uso de sapatos apertados. Dê preferencias aos calçados confortáveis de couro ou camurça.
Evite meias de fibra sintética, como as de nylon, que fazem os pés transpirar.
Use meia de algodão, principalmente se tiver os pés secos.
Use creme hidratante próprio e aplique todos os dias, principalmente no inverno, pois os pés ressecam mais devido aos banhos muito quentes.
Lixe as calosidades uma vez por semana, não cortem calos e calosidades, se aparecerem procurem um podólogo.
Não cortem as unhas muito curtas ou rentes, corte em formato reto sem arredondar os cantos. Evita as unhas encravadas.
Procure andar descalço, sempre que possivel. Isto irá relaxar e fortalecer a musculatura dos pés.
Se ficar muito tempo em pé ou após uma longa caminhada faça uma massagem com óleos apropriados e ao deitar coloque
uma almofada para ficar com os pés elevados.

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.