sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alta Frequência

Trata-se de um equipamento que produz uma descarga elétrica, que é responsável pela produção de Gás de Ozonio (O3), gás este que apresenta propriedades bactericida, bacteriostática e fungicida. A aplicação direta da descarga elétrica sobre a pele ou sobre uma lesão produz a hemostasia (detenção de um fluxo sanguínio ou hemorragia), promove a cauterização e aquecimento do tecido onde se faz a aplicação, aumentando desta forma o metabilismo e a oxigenação das células.
Podemos utilizar a alta frequência nos tratamentos de onicomicose, verruga plantar, tinea interdigital.
 Mas deve-se observar as contra-indicações no uso da mesma nos casos de:
Portadores de marca passo, gestantes, portadores de próteses metálicas, nas alterações de sensibilidade, nas neoplasias (tumores), regiões que apresentem manchas de coloração e espessura alteradas e nas regiões onde a pele esteja úmida e/ou com produtos que contenham substâncias inflamáveis.



 

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Calosidade

Calosidade ou tiloma é o resultado da produção exagerada de pele nas regiões que sofrem pressão ou atrito constante. Muito comum nas plantas dos pés, principalmente sobre saliências ósseas das articulações. Difere do calo porque não possue núcleo central. Geralmente desaparece quando a pressão que o causou é removida. A formação de calos e calosidades é uma tentativa de proteção do nosso corpo.
O uso de protetores com gel hidratante também é bastante eficaz no tratamento destas podopatias.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é Fissura?


Fissuras, geralmente são resultados do ressecamento da pele, que na maioria das vezes estão associadas à hiperqueratose.
Podem ser causadas por fungos causadores de Tinea Pedis.
O excesso de peso tambem é um fator desencadeante da fissura. Afetam a região do calcâneo trazendo mal estar e em muitos casos apresentam dor e sangramento.
O tratamento deve ser feito a base de cremes hidratantes e cicatrizantes, aplicados sempre após a remoção da calosidade e por vários dias seguidos.

Se não houver resposta positiva ao tratamento podológico, o cliente deve ser encaminhado ao dermatologista.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pé diabético

Pé diabético, denominamos assim o pé do cliente que é portador do diabetes Mellitus. Referimos aos vários tipos de lesões que podem acometer um cliente com diabetes, em consequência das alterações metabólicas que occorrem no organismo e que induzem à mudanças. Como doença vascular periférica, neuropatia, deformidades ortopédicas,infecções,traumas,etc.
Os pés de diabéticos são considerados como um pé de risco, por isso é necessário cuidados especias e muita atenção, pois uma simples ferida pode desencadear um processo infeccioso, que se não tratado adequadamente pode levar a amputação de um dedo ou de todos e até mesmo do pé.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Reflexologia podal


Caminhar é, para a maioria, um ato natural. No entanto é uma das funções mais complexas do corpo humano pois envolve 650 músculos do corpo e 80% dos ossos que compõem o esqueleto humano.
Infelizmente, é muitas vezes negligenciado, mas ainda assim, o pé é capaz de cumprir a sua tarefa mesmo sob condições e pressões inadequadas.
A reflexologia baseia-se no princípio de que existem áreas ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo.
Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo corpo.
O princípio benéfico da reflexologia é o relaxamento, ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sanguínea.

Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés. O podólogo detecta o problema e oferece tratamento, mas em muitos casos trabalha em conjunto com dermatologistas e ortopedistas.